Notícia

10/07/2019 às 10h54

172

Ascom

Oeiras / PI

CEFAS realiza montagem de sistema de irrigação na comunidade quilombola Angiacal Colônia do Piauí
Com a instalação dos sistemas de irrigação por gotejamento os agricultores se mostram otimistas, pois irão aumentar a produção
CEFAS realiza montagem de sistema de irrigação na comunidade quilombola Angiacal Colônia do Piauí

No último dia 08 de julho de 2019 o CEFAS esteve na comunidade Quilombola Angical município de Colônia do Piauí realizando a montagem de sistemas de irrigação.

A comunidade que já é acompanhada pelo CEFAS a mais de seis anos recebeu através do Projeto Viva Semiárido vários kits de irrigação por gotejamento para ser instalados em um hectare de terra da associação a fim de produzirem diversas hortaliças como o cheiro verde, alface, cebolinha, cenoura, beterraba, abobora, pepino, batata bem como milho verde e macaxeira.

Com a instalação dos sistemas de irrigação por gotejamento os agricultores se mostram otimistas, pois irão aumentar a produção, uma vez que, com a irrigação por gotejamento os mesmos terão possibilidade de aumentar a área plantada otimizando os custos e reduzindo os gastos com água em até 50% .

A irrigação por gotejamento é muito utilizada em regiões secas que necessitam de água permanente para um bom resultado no cultivo, no Oriente Médio, por exemplo, umas das regiões mais secas do planeta o gotejamento é uma boa alternativa para os agricultores que cultivam no local. O sistema não chega ser novo, mas devido à grande concentração de água irrigável que tínhamos não era uma grande prioridade para o setor, sendo utilizado apenas em casos pontuais.

Ao longo dos anos o cenário começou a mudar completamente devido à crise hídrica, que afetou várias regiões do Brasil, com isso agricultores começaram a procurar estratégias visando tanto à economia financeira, quanto o racionamento de um bem tão valioso que é a água. Para os agricultores que precisam de água para continuar produzindo, o sistema de irrigação por gotejamento alcança bons resultados, tanto no produtivo quanto no financeiro.

Para entender melhor como funciona o sistema, a irrigação localizada mais conhecida como gotejamento, nada mais é que o método da água no solo, diretamente sobre toda zona radicular das culturas para pequenas quantidades. Um dos fatores positivos é a aplicação da água diretamente no solo de uma maneira pontual, que torna o método bastante eficiente, em variados aspectos importantes onde pode-se destacar que a água não irá só cobrir totalmente o solo como em outros métodos, mas apenas parte deles.

fb7155344c8514547839ec8aad24694201437d91

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium