Notícia

01/11/2019 às 11h27

68

Ascom

Oeiras / PI

Escola Família Agrícola Dom Edilberto realiza 5º Dia de Campo em Oeiras
O momento inicial foi marcado com a conferência de abertura conduzida pelo padre João de Deus
Escola Família Agrícola Dom Edilberto realiza 5º Dia de Campo em Oeiras

A Escola Família Agrícola Dom Edilberto – EFADE IV, localizada no assentamento Caldeirões em Oeiras, realizou nesta quarta-feira (30) o seu 5º Dia de Campo. O evento teve início por volta das oito horas da manhã e foi aberto ao público, contando com a participação de pais de alunos da própria escola agrícola, além da participação de estudantes do curso técnico em agropecuária do IFIPI  campos Oeiras. 

O momento inicial foi marcado com a conferência de abertura conduzida pelo padre João de Deus, que fez questão de destacar os efeitos positivos da pedagogia da alternância, a educação no campo que segundo ele foi primeiro disseminada na região de Oeiras por Dom Edilberto Dinkelborg (1918-1991).

“o ideal de dom Edilberto, era exatamente estender a mão para ajudar a caminhar e caminhar juntos com aqueles que estavam e se encontravam nas periferias da vida, nos lugares mais distantes”, declarou padre João de Deus.

Ao falar de Brasil, o religioso observou a extensão que é o país e revelou dados alarmantes de escolas rurais fechadas ao todo somam mais de 12 milhões de alunos que deixaram de estudar em função de uma nova politica de governo que pelo que se percebe pouco prioriza quando se pensa em investir no campo.

No contra ponto desta realidade, a Fundação Dom Edilberto é detentora de seis escolas famílias agrícolas no Piauí, sobre isso o pároco da Sagrada Família ressaltou “é persistindo e acreditando pelo bem da dignidade da vida que lutamos para que isso se mantenha impulsionado pela fé que temos”. 

O dia de campo contou com a participação de representantes de órgãos e entidades do estado: o presidente do EMATER-PI, Francisco Guedes,  ex-secretário municipal de agricultura Jonas Alves, presidente da AEFAPI Leandro, Gilmar Fontes presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, representando o CEFAS Maria Madalena,  Adriano Ferreira gerente municipal de meio ambiente de Oeiras, Levi Lustosa do EMATER, vereador Hélio Adão e professora Gabriela Belo do IFIPI Oeiras. 

O tema abordado no 5º dia de campo foi: Educação no campo e Agricultura Familiar: Uma feira de ideias. Na ocasião, ocorreu mesa de debate sobre a temática do  evento. 

 

Ao término todos foram conhecer as estações produtivas da EFADE IV: canteiros de batata doce, canteiros de oferícolas, área do maracujá, horta medicinal, área de melancia, abobora, milho, viveiro além de oficinas com produção de rapadura de cana-de-açúcar e processamento de mandioca.

Um dos momentos marcantes do 5º dia de Campo foi o lançamento do Livro de Poemas “Florescer dos Sentimentos” produzido pelos alunos da Escola Família Agrícola de Caldeirões - EFADE IV.

A diretora da escola Célia Maria, destacou como positivo a realização do evento em que os alunos foram os principais protagonistas pois mostraram o que se aprende na formação educacional proposto pela escola agrícola dom Edilberto em Oeiras.

Por Claudevândio Macêdo

1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium