Notícia

15/08/2020 às 10h56

293

Ascom

Oeiras / PI

Volta às Aulas no Contexto Covid – 19: “É preciso escutar os monitores
O retorno exigirá grande esforço da readaptação e de aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, tendo algumas ações que devem ser tomadas pelas escolas na retomada
Volta às Aulas no Contexto Covid – 19: “É preciso escutar os monitores

Na tarde do dia 13 de agosto, tivemos a alegria de acolher em nossa EFA as Coordenadoras da Fundação D. Edilberto, Edna e Marilane, que foram destinadas para a Escola Família Agrícolas D. Edilberto II, para envolvermos em um momento de conversa com o (a)s monitore (a)s sobre a real necessidade do retorno as atividades das aulas presenciais, mesmo nesta situação desafiadora da Pandemia em São João da Varjota.

Estamos vivenciando um momento muito exigente em todo o Planeta, mas a Pandemia da Covid-19 traz para nós muitas reflexões a respeito das atividades de retorno e da missão da escola neste momento. Será que nossa comunidade escolar está preparada para enfrentar essa nova realidade? Será se nossos alunos estão preparados para um distanciamento real dentro da escola?  Com a participação do nosso (a)s monitore (a)s sobre a volta das aulas nas Escolas Famílias Agrícolas, fizemos uma breve avaliação do diagnóstico realizado para saber quais os reais riscos para a formação dos nossos alunos.

O retorno exigirá grande esforço da readaptação e de aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, tendo algumas ações que devem ser tomadas pelas escolas na retomada:

- Garantir uma comunicação entre todos os envolvidos no processo de ensino;

- Garantir um registro desse aprendizado;

- Selecionar o aprendizado que vai ser levado para o pós-crise;

 - Garantir a fidelização e o relacionamento com as famílias;

- Fazer as escolas trabalharem de forma mais empática.

A inédita situação que a atual crise traz demandará ações muito além de repostas pedagógicas e educacionais para resolver essas questões que afetarão o dia a dia escolar. E como se tem apontado, as escolas podem ter papel crucial na adoção dessas ações, servindo, entre outros elementos, como local para intervenções de acolhimento emocional de alunos e educadores.

Texto: Professor Francisco

Posatagem: Camilla Marques

d77dd3db-74fe-4abe-a68b-1df68ce5c3b2

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium