Notícia

14/01/2021 às 13h57 - atualizada em 14/01/2021 às 14h07

78

Ascom

Oeiras / PI

Iniciativas da Igreja em todo o mundo diante da pandemia
Solidariedade sem fronteiras
Iniciativas da Igreja em todo o mundo diante da pandemia

De doações vultuosas de recursos, passando pela disponibilização de estruturas, distribuição de vale-refeição e confecção de máscaras doadas gratuitamente à população. Em tempos de emergência coronavírus, a Igreja se mobiliza para prestar assistência, principalmente aos mais vulneráveis. Listamos algumas dessas iniciativas publicadas em nosso site desde o início da pandemia.

Vatican News

Em todo o mundo, são inúmeras as iniciativas promovidas por Conferências Episcopais, dioceses, paróquias, Ordens e Congregações religiosas, movimentos eclesiais, além e iniciativas individuais e de famílias, em favor das pessoas atingidas direta ou indiretamente pela pandemia do Covid-19.

Ressaltamos que, o que propomos aqui, é apenas uma pequena amostra, uma mínima parte dos tantos gestos de solidariedade e caridade cristã verificados em diversas partes do mundo. O fato de este ou aquele país não ter sido incluído, de forma alguma significa não existirem ali belas iniciativas.

A prática da solidariedade é inerente à vida e aos ensinamentos cristãos como um chamado permanente para olhar as realidades de vulnerabilidade e, principalmente, os necessitados. Não é um olhar de desprezo como o daqueles que passaram pelo caminho e foram indiferentes à dor e sofrimento daquele homem que foi atacado por assaltantes, mas um olhar bondoso e repleto de caridade como o que teve o bom samaritano. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

Objetivo Geral da Campanha

Estamos diante de uma emergência sanitária global que já afeta mais de 1,4 milhão de pessoas diretamente e já ceifou mais de 80 mil vidas. Nessa grave crise sanitária, que se espalha em uma velocidade acelerada, muitos governos precisaram adotar medidas duras de isolamento social para conter o avanço da pandemia no planeta. No Brasil, do mesmo modo, e por orientação da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, muitas cidades e estados têm decretos em vigor com restrições de movimentação de pessoas, transporte público reduzido, fechamento de comércios, alguns setores da indústria, restaurantes, órgãos públicos, etc. Essas restrições, embora extremamente necessárias para a contenção da pandemia, geram efeitos sociais graves como a demissão de trabalhadores e trabalhadoras ou a diminuição drástica na renda de profissionais autônomos, informais, trabalhadores e trabalhadoras do campo, catadores e catadoras de materiais recicláveis, artesãos e artesãs, etc. É diante deste cenário que a Igreja no Brasil renova sua esperança e amorosidade às pessoas que sofrem as consequências sociais da pandemia e convoca a sociedade brasileira para uma Ação Solidária Emergencial que promova gestos concretos de ajuda às famílias em situação de vulnerabilidade diante da pandemia de Coronavírus.

Sabemos que muitas comunidades, paróquias e dioceses realizam muitos trabalhos de promoção da dignidade humana e também ações de solidariedade com pessoas em situação de vulnerabilidade social há muitos anos. Por isso, a Igreja do Brasil convoca todas as pessoas de bom coração, especialmente, suas comunidades eclesiais, para que se somem às iniciativas já em curso ou promovam novas ações de solidariedade nesse momento tão difícil da vida humana.

 Fonte Vaticano News/ CNBB

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium