Notícia

20/07/2021 às 20h01 - atualizada em 20/07/2021 às 20h18

70

Ascom

Oeiras / PI

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFADE IV INICIA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL NOS ARREDORES DA ESCOLA COM O TEMA “TRILHAS DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA”.
projeto em que se pretende desenvolver tem como tema: “Trilhas de Interpretação da Natureza nos Arredores da EFADE IV.
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFADE IV INICIA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL NOS ARREDORES DA ESCOLA COM O TEMA “TRILHAS DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA”.

Na manhã do dia 08 de julho de 2021, às 06h, a equipe da Escola Família Agrícola – EFADE IV iniciou um percurso a pé, no qual percorreu a distância de 1,77 km, com tempo total de 1h17 minutos, pelas áreas ambientais situadas ao redor da escola, com o intuito de promover a integração dos monitores com o ambiente campestre da escola, aquele que vai além da sala de aula e das áreas cultivadas e produtivas, ou seja, a integração entre ser humano e a natureza, para que possa ter um maior conhecimento do ambiente local. O projeto em que se pretende desenvolver tem como tema: “Trilhas de Interpretação da Natureza nos Arredores da EFADE IV”, no qual tem como objetivo de desenvolver atividades de educação ambiental com ênfase na revitalização, conservação e sustentabilidade, abrangendo todas as áreas de ensino (Base Comum e Base Técnica) com a participação de todos os educadores, alunos, bem como família e comunidade. Além disso, proporcionar a ampliação dos olhares para a natureza de forma obter entendimentos de seus componentes e ciclos, assim como preservá-la.

No processo de realização da trilha percorrida foi possível fazer observações e análises de diversas áreas e componentes, ou seja, foi feito levantamentos sobre a variedade da vegetação (árvores) existentes, as aves e animais, solo, condições climáticas, as áreas degradadas, o estado que se encontra o rio Caldeirão, entre outros. A instituição caracteriza esse projeto com significativa relevância, uma vez que reúne diversos benefícios à educação ambiental e as demais áreas de conhecimentos, permitindo aos usuários uma aprendizagem através da teoria, experiência e prática ao revelar, a partir disso, significados, relações e fenômenos naturais. Após a visita de reconhecimento das áreas e interpretação da natureza, a gestão, juntamente com os demais educadores, pretende dar continuidade ao projeto com a revitalização dos pontos e componentes naturais analisados, de modo que possa possam chegar a um produto final com apresentações, exposições e visitações às trilhas planejadas.

Por Célia Maria e Nathy Lopes

Edição e Postagem Camilla Marques

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium