Notícia

08/10/2021 às 18h29 - atualizada em 08/10/2021 às 18h35

83

Ascom

Oeiras / PI

FORMAÇÃO: JOVEM EMPREENDEDOR RURAL
“Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender” Paulo Freire
FORMAÇÃO: JOVEM EMPREENDEDOR RURAL

Aos dias 06 e 07/10/2021 no refeitório da Escola Família Agrícola D. Edilberto – EFADE II, Comunidade Quilombola Paquetá – São João da Varjota - PI deu-se o início a formação e capacitação das Escolas Família Agrícola, que corresponde a Fundação D. Edilberto, esta capacitação será realizada nas 06 EFADEs com o propósito de incentivar práticas inovadoras para a formação do sujeito do Campo. Este Seminário se estende por dois dias em cada EFADEs, tendo como idealizador desse projeto o Pe. João de Deus, que expande o convite ao CEFAS e a equipe da FUNDED como realizador do Evento, e as EFADEs e as Comunidades como participante, tendo como Tema: “Jovem Empreendedor Rural”.

Para início de conversa, o CEFAS faz a análise do FOFO sobre a Força e Oportunidade como também é o caso das Fraquezas e Ameaças, perante essa dinâmica foi dialogado vários assuntos voltado para o empreendedor rural sobre o que é planejamento, os tipos e como aplica-lo dentro da propriedade, continuando com o tema envolvendo mais a juventude como: o que faz uma propriedade ter sucesso financeiro, trabalhando a gestão da empresa rural e comercialização, diante desse trabalho foi citado 06 inovações, tanto na parte de criação, quanto da agricultura, dinamizado em oficinas, onde elaboraram projetos inovadores para cada área das cadeias produtivas escolhidas, assim finalizando o 1º dia (06/10) com a conclusão dos projetos.

Os projetos feitos com a participação dos alunos (as) e Monitores (as) no dia anterior foram apresentados no segundo dia (07/10) de Seminário, sendo iniciado apresentando uma retrospectiva dos tópicos trabalhados. Seguindo com os trabalhos, se faz acontecer às apresentações das oficinas desenvolvidas com as seguintes temáticas: cultura da mandioca, suinocultura, criação de capotes, produção de cajuína, produção de polpas de frutas e apicultura pelos alunos da escola. O Pe. João de Deus superintendente da Fundação D. Edilberto, contribui falando da importância das inovações tecnológicas e o sujeito empreendedores (alunos egressos das EFADEs).

Foi muito proveitosa essa Primeira Etapa de Seminário, seguimos à risca o protocolo de higienização e, principalmente, o distanciamento e o uso de máscara, para assim termos uma formação tranquila e com muita responsabilidade, desde já a equipe agradece a presença de todos.

Francisco Costa

Edição e Postagem Camilla Marques 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium