Notícia

03/12/2021 às 10h50 - atualizada em 03/12/2021 às 10h55

157

Ascom

Oeiras / PI

Escolas Família Agrícolas da Fundação Dom Edilberto realizam I Feira das Profissões
Na ocasião houve espaço de exposição: floricultura, paisagismo, projeto MEL e centenário de Paulo Freire.
Escolas Família Agrícolas da Fundação Dom Edilberto realizam I Feira das Profissões

Aconteceu nesta quinta-feira (02) a I FEIRA DAS PROFISSÕES E DIA DE CAMPO nas escolas família agrícola EFADE IV de Caldeirões zona rural de Oeiras e EFADE V em Santo Inácio do Piauí.

Na EFADE IV que fica localizado na localidade Caldeirões zona rural de Oeiras, o tema abordado foi “A favor da vida, do meio ambiente e da sustentabilidade”.  O momento foi oportuno para apresentar aos participantes um panorama de algumas profissões, de forma a estimular a aproximação da escola com o universo profissional qualificado.

Houve espaço de exposição: floricultura, paisagismo, projeto MELL e centenário Paulo Freire.

Oficinas temáticas: silagem e feno, compostagem, horticultura, permacultura, plantio direto, técnicas de manejo e conservação do solo e defensivos agrícolas naturais.

Para o padre João de Deus, idealizador das escolas da fundação Dom Edilberto “o conhecimento transforma”, ele fez questão de destacar o mapa da fome no Brasil ao revelar números onde 40% da população não tem o que comer e foi muito mais além, ao lembrar que no Piauí 26% das crianças tem apenas uma refeição por dia. A mensagem do religioso aos estudantes foi para que todos possam através do conhecimento mudar essa realidade:

“É preciso que vocês que estão começando a vida, com todo esse gás, consigam transformar esta realidade. Momentos como este a feira de profissões, colocar a profissão em cheque, ter coragem de levantar a cabeça e dizer; eu sou agricultor, agricultor do Piauí, eu trabalho na terra e trabalho a terra, ninguém vive sem o que vocês produzem, sem o que a terra produz, sem o que a natura oferece”, afirmou padre João Deus.

Em Santo Inácio do Piauí na escola família agrícola “V” a I FEIRA DAS PROFISSÕES abordou o tema “A importância da Visão Empreendedora para os profissionais do setor Agropecuário”. Além dos estudantes da EFADE também participaram alunos do 9º ano da escola municipal Pedro Ferreira do município de Santo Inácio do Piauí.

O dia foi muito aprendizado, disse a diretora da escola Daniela Leite, e contou com palestras sobre a empregabilidade e as profissões do futuro; agropecuária e sua relação com a probabilidade; produtos biortificados e sua relação com o mercado de trabalho.

Os participantes ainda realizaram visita técnica aos setores produtivos da escola.

 

Por Claudevandio Macedo 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium