Notícia

18/06/2025 às 14h05 - atualizada em 18/06/2025 às 14h46

364

Ascom

Oeiras / PI

Padre João de Deus reforça missão social com doação de terreno para nova penitenciária em Oeiras
Termo de intenção de doação
Padre João de Deus reforça missão social com doação de terreno para nova penitenciária em Oeiras

Na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, foi realizada no Cine Teatro Oeiras a assinatura do termo de intenção de doação de um terreno destinado à construção de um novo presídio no município de Oeiras. A área, pertencente à Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (FUNDED), foi oficialmente disponibilizada pelo superintendente da instituição, Padre João de Deus.

Durante a cerimônia, Padre João de Deus destacou a importância da iniciativa, ressaltando que o espaço permitirá a construção de um presídio agrícola, com maior capacidade de acolhimento e estrutura adequada para a ressocialização dos internos.

“Não queríamos que houvesse a necessidade de ampliar unidades prisionais, mas a realidade nos obriga a agir de alguma maneira. Fazemos essa doação com alegria, como um investimento em dignidade para os irmãos que, infelizmente, precisarão passar por esse processo”, afirmou.

O superintendente da FUNDED enfatizou ainda que a área está sendo entregue ao Estado, através da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), de forma totalmente gratuita. “A Fundação tem como missão trabalhar com educação, em diferentes formas. Agora, contribuímos com essa ação que permitirá oferecer melhores condições de vida e de recuperação a quem for acolhido no futuro presídio de Oeiras”, completou. 

Presente ao evento, o secretário de Justiça do Estado, coronel Carlos Augusto, agradeceu a doação e destacou o papel histórico de Padre João de Deus. “O senhor é um patrimônio de Deus na terra”, disse o secretário. 

Carlos Augusto reforçou a urgência da construção de uma nova unidade prisional em Oeiras, considerando que o presídio atual funciona de forma improvisada em uma antiga delegacia. “É fundamental termos uma unidade semiaberta aqui. Hoje, quando o juiz determina a progressão de regime, o preso precisa ser transferido para Teresina, o que dificulta o contato com as famílias, especialmente as de baixa renda, e prejudica o processo de ressocialização”, explicou.

 

O secretário também informou que, já na próxima semana, uma equipe técnica da Sejus visitará área doada para elaboração do projeto e busca de recursos. A área doada fica localizada às margens da PI-143, estrada que liga Oeiras ao município de Colônia do Piauí, a dimensão da área doada ainda será discutida. 

“Estamos reforçando o efetivo no interior e em Oeiras, por exemplo, tivemos recentemente um aumento de agentes penitenciários. Dei minha palavra: a previsão é que as obras de construção do novo presídio comecem já no próximo ano”, concluiu o secretário Carlos Augusto. 

O evento foi acompanhado por autoridades do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e representantes da sociedade civil, reforçando o compromisso coletivo com a melhoria do sistema prisional no município de Oeiras.




FONTE: Claudevândio Macedo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium