Notícia

26/06/2025 às 11h11 - atualizada em 26/06/2025 às 11h24

170

Ascom

Oeiras / PI

Evento em Oeiras difunde o cultivo do cacau entre agricultores familiares e jovens do campo
Encontro formativo e cultivo do Cacau
Evento em Oeiras difunde o cultivo do cacau entre agricultores familiares e jovens do campo

Nos dias 24 e 25 de junho, foi realizado em Oeiras um importante evento voltado à difusão do cultivo do cacau a pleno sol, tecnologia que surge como alternativa promissora para os agricultores familiares da região do semiárido. A iniciativa foi promovida pelo Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS), com apoio da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, em parceira com Cooper cacau 1000.

O primeiro dia do encontro (24) aconteceu no auditório do ECC, no bairro Oeiras Nova, e foi marcado pela etapa teórica, com palestras e rodas de conversa sobre o potencial produtivo e sustentável do cacau adaptado ao semiárido. Já no dia 25 (quarta-feira), a programação teve continuidade com a parte prática, que consistiu no plantio de 35 mudas de cacau em uma área irrigada por sistema de aspersão, na sede da escola família agrícola -  EFADE IV, localizada na comunidade Caldeirão, zona rural do município.

O presidente da Cooper cacau 1000, Luiz Alberto, destacou a importância do momento para disseminar conhecimento e incentivar os pequenos produtores:

“Estamos realizando esse evento com o propósito de promover e difundir o conhecimento a respeito do cacau a pleno sol. É uma tecnologia que estamos levando para a região, pensando especialmente nos pequenos produtores e na agricultura familiar”, afirmou.

A área onde foi feito o plantio recebeu o nome de "Pomar do Cacau João Nunes", em homenagem ao ex-promotor de justiça e ex-prefeito de Oeiras ("In memoriam"), reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento local.

Grande incentivador da iniciativa, o Padre João de Deus acompanhou cada momento e  se destacou como motivador do processo, reforçando a crença de que é possível buscar novas alternativas de produção que favoreçam o fortalecimento da agricultura regional, com base na sustentabilidade e no protagonismo das famílias agricultoras do semiárido.

O evento reforçou o compromisso das entidades envolvidas com o desenvolvimento rural, a formação de jovens e agricultores e a construção de caminhos produtivos viáveis para o semiárido piauiense.

FONTE: Claudevândio Macedo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium