Notícia

10/09/2021 às 17h38 - atualizada em 10/09/2021 às 17h44

73

Ascom

Oeiras / PI

Festa de Nossa Senhora Das Dores acontece nesse dia 15/09
A celebração acontecerá na Igreja Matriz da Sagrada Família
Festa de Nossa Senhora Das Dores acontece nesse dia 15/09

A Paróquia da Sagrada Família celebrará no dia 15 de setembro, às 19hrs, a Festa de Nossa Senhora das Dores. A imagem de Nossa Senhora das Dores, que foi colocada na Igreja Matriz da Sagrada Família, a partir das motivações suscitadas no coração dos paroquianos e do nosso pároco (Pe. João de Deus), apresenta-nos uma simbologia clara e bela sobre os sofrimentos pelos quais a Virgem Maria passou.

Os sofrimentos da Mãe de Jesus a tornam uma grande intercessora diante de Deus em nosso favor. Durante a apresentação de seu Filho Jesus Cristo no Templo, a Virgem Maria ouviu a profecia do velho Simeão, que dizia: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma” (Lc 2, 34-35). E foi exatamente num momento de sofrimento, durante a crucificação de Jesus, que o Mestre nos entregou sua mãe como 'Nossa Mãe'. Portanto, as Dores de Nossa Senhora são importantes e a tornam também 'Co-redentora' da humanidade. O manto azul de Nossa Senhora das Dores simboliza o céu. Este manto nos fala que esta Senhora está no céu, diante de Deus e que, de lá, ela pede ao Pai em nosso favor. A Túnica avermelhada de Nossa Senhora das Dores simboliza sua maternidade.

As mulheres judias usavam uma túnica com esta cor para simbolizar que eram mães. Algumas representações de Nossa Senhora das Dores a apresentam com um véu branco sob o véu azul. Este branco simboliza sua virgindade e pureza. Em outras representações, a Virgem Maria tem dourado sob o véu, que simboliza sua realeza. Portanto, ela é Rainha, Mãe e Virgem. Como vimos, Maria nos foi dada como Mãe pelo próprio Jesus, conforme lemos no Evangelho de São João 19, 26-27: “Mãe, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua mãe.”

A coroa e os cravos nas mãos de Nossa senhora das Dores simbolizam a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, o sofrimento máximo que Maria acompanhou, viveu e sofreu. São João nos relata que Maria 'estava de pé junto à cruz' (Jo 19, 25). As sete espadas no coração de Nossa Senhora das Dores simbolizam as sete dores pelas quais a Virgem Maria passou em sua vida. Que Nossa Senhora das Dores nos ajude a converter as nossas lutas em vitórias e as nossas dores em alegrias. Rogai por nós, ó Mãe, porque não sois apenas a Mãe das dores, mas também a Senhora de todas as graças. Amém!'

Por Padre Welliton Rodrigues

Edição e Postagem Camilla Marques 

 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium