21/11/2024 às 17h03 - atualizada em 21/11/2024 às 18h14
73
Ascom
Oeiras / PI
No último domingo (17/11) em todo Brasil foi celebrada VIII Dia Mundial dos Pobres e, na Paróquia da Sagrada Família com a realização dessa celebração presidida pelo pároco PE. João de Deus teve por objetivo gerar uma atenção mais séria de todos em relação á presença dos pobres na sociedade, sua dignidade, que eles precisam de Deus e de alguém que seja sinal concreto de Sua escuta e proximidade. Ainda, evidenciar, o grande numera de pessoas que dedicam uma grande parte de seu tempo para ouvir e servir os pobres.
Este ano, tendo em vista o início do Jubileu Ordinário 2025, na sua Mensagem, o Papa Francisco convida todos a aprender a rezar pelos pobres e a rezar com eles, com humildade e confiança. O Dia Mundial dos Pobres é uma oportunidade para tomar consciência da presença dos pobres nas nossas cidades e comunidades e para compreender as suas necessidades. Como sempre, o Papa também menciona os “novos pobres”, que surgem da violência das guerras, da “má política feita com armas” (n.º 4), que causa tantas vítimas inocentes. «A oração do pobre eleva-se até Deus» (cf. Sir 21, 5).
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A data, celebrada anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum, busca conscientizar a comunidade sobre a realidade da pobreza e convidar todos a ações concretas de solidariedade e compaixão com os mais vulneráveis
A iniciativa surgiu como um chamado à Igreja e à sociedade para reconhecerem a presença de Cristo nos pobres e excluídos, e para responderem a essa realidade com amor e serviço. No Brasil, a Igreja adotou a Jornada Mundial dos Pobres, e não apenas o Dia Mundial dos Pobres, para ir além de uma celebração pontual e promover um período amplo de reflexão, conscientização e ações concretas em prol das pessoas empobrecidas. A ação, que se estende por uma semana, permite que as comunidades e paróquias se envolvam em diversas atividades com as pessoas em situação de pobreza.
Transparência: confira a prestação de contas detalhadamente deste órgão.